Histórico

Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq

O Forproll  – Formação de Professores em Línguas e Literatura – surge como uma proposta para abertura de discussões no campo do Ensino de Línguas e Literaturas. Os objetivos do Grupo de Pesquisa fundamentam-se em observar, refletir, analisar e discutir a recepção e atuação de atuais e futuros professores de Língua Materna (LM) e Língua Estrangeira (LE) com relação às propostas de ensino atuais que visam a maior participação e autonomia do aluno. Não obstante, contribuir com novas propostas interdisciplinares que auxiliem o processo ensino-aprendizagem.

Linhas de Pesquisa e Especificações

Estudos em Língua Portuguesa e Literaturas de países de Língua Portuguesa

– Objetiva-se conceber estudos acerca das manifestações, metodologias, didáticas e práticas docentes no que se refere à Língua Portuguesa e Literaturas de países de Língua Portuguesa. Ainda, busca-se refletir sobre o papel das diferentes propostas e metodologias de ensino no processo de aprendizagem em Língua Materna e Português como Língua Estrangeira (PLE).

Estudos em Língua Estrangeira e Literaturas em Língua Estrangeira

– Objetiva-se conceber estudos acerca das manifestações, metodologias, didáticas e práticas docentes no que se refere às línguas estrangeiras e respectivas literaturas. Ainda, busca-se refletir sobre o papel das diferentes propostas e metodologias de ensino no processo de aquisição e/ou aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE), Segundas Línguas (L2) e Língua Adicional (LA).

Formação inicial e continuada de professores de Línguas

– Propõe-se investigar acerca da formação inicial e continuada de professores de línguas materna, estrangeira, segunda e adicional.

Linguagens e suas manifestações socioculturais

– Objetiva-se refletir e discutir sobre os aspectos que envolvam a cultura e linguagens nas diferentes formas de representação, incluindo sua apropriação nos meios educacionais.

Reflexões sobre Leitura e Letramentos

– Tem-se como propósito problematizar as discussões acerca de Leitura e dos Letramentos, considerando a formação do sujeito e suas relações com o meio.

Estudos em Linguística Aplicada

– Tem-se como propósito refletir sobre os percursos críticos, teóricos e histórico, bem como acerca das características da Linguística Aplicada (LA) em suas diversas esferas. Assim, objetiva-se também discussões da LA e suas relações com o ensino de línguas e outras manifestações da linguagem em uso nos diferente contextos e área de atuação.

Educação, Linguagem e Direito

– Refletir e analisar questões do âmbito da linguagem no campo jurídico e educacional no ensino superior. Assim, pretende-se ampliar as discussões relacionadas à Linguística Forense, Pedagogia Jurídica e questões de Ensino de Língua Portuguesa nos demais cursos de graduação.