Histórico

Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq

O Forproll  – Formação de Professores em Línguas e Literatura – surge como uma proposta para abertura de discussões no campo do Ensino de Línguas e Literaturas. Os objetivos do Grupo de Pesquisa fundamentam-se em observar, refletir, analisar e discutir a recepção e atuação de atuais e futuros professores de Língua Materna (LM) e Língua Estrangeira (LE) com relação às propostas de ensino atuais que visam a maior participação e autonomia do aluno. Não obstante, contribuir com novas propostas interdisciplinares que auxiliem o processo ensino-aprendizagem.

Linhas de Pesquisa e Especificações

Estudo sobre a aplicação de propostas e metodologias de ensino de Língua Materna:

  • Estudar a aplicação, aceitação e eficacia de diferentes propostas e metodologias de ensino de língua materna, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, Técnica e Tecnológica.

Pesquisadores da Linha: Daniela Perri Bandeira, Heliandro Rosa de Jesus, Maria de Fátima Furtado Baú Guimarães, Omar da Silva Lima, Renato de Oliveira Dering, Rosangela do Nascimento Costa e Silvane Aparecida Gomes.

Estudantes da Linha: Ana Lúcia dos Santos e Elenita Santos dos Anjos.

Estudos de cultura, linguagens e suas manifestações:

  • Objetiva-se refletir e discutir sobre os aspectos que envolvam a cultura e linguagens nas diferentes formas de representação, incluindo sua apropriação nos meios educacionais.

Pesquisadores da Linha: Éderson Luís da Silveira, Lucca de Resende Nogueira Tartaglia, Omar da Silva Lima,  Paulo de Tarso Cabrini Júnior, Pedro Afonso Barth, Renato de Oliveira Dering, Silvane Aparecida Gomes e Welton Pereira e Silva.

Estudos sobre Letramento em Língua Materna e Estrangeira e Letramento Literário:

  • Discutir acerca dos processos de Letramento e Letramento Literário, considerando a formação do sujeito e suas relações com o meio.

Pesquisadores da Linha: Daniela Perri Bandeira, Eduardo Dias da Silva, Heliandro Rosa de Jesus, Paulo de Tarso Cabrini Júnior, Pedro Afonso Barth e Renato de Oliveira Dering.

Estudantes da Linha: Fernanda Gomes Soares e Rosana Patrícia de Alcântara.

Formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira

  • Tem por objetivo refletir sobre o papel da formação continuada na atuação profissional de professores de LE.

Pesquisadores da Linha: Eduardo Dias da Silva, Fernanda Franco Tiraboschi, Heliandro Rosa de Jesus, Miriam Cristiany Garcia Rosa, Pedro Afonso Barth, Sandra Pérez Requena e Sara Guiliana Gonzales Belaonia.

Estudantes da Linha: André Ricardo dos Santos e Jessica Marina Barbosa de Jesus.

Formação inicial e continuada de professores de Língua Materna

  • Investigar o processo de formação inicial e continuada de professores de língua materna com foco na perspectiva formativa crítica e reflexiva do docente.

Pesquisadores da Linha: Daniela Perri Bandeira, Éderson Luís da Silveira, Lucca de Resende Nogueira Tartaglia, Maria de Fátima Gurtado Baú Guimarães, Renato de Oliveira Dering, Rosangela do Nascimento Costa, Silvane Aparecida Gomes e Welton Pereira e Silva.

Reflexões acerca de Língua e Literatura Materna

  • Tem-se como propósito estudar as relações de ensino-aprendizagem que tangem a formação docente e discente em Língua e Literatura Materna.

Pesquisadores da Linha: Helda Núbia Rosa, Heliandro Rosa de Jesus, Maria de Fátima Furtado Baú Guimarães, Omar da Silva Lima, Renato de Oliveira Dering, Rosangela do Nascimento Costa e Welton Pereira e Silva.

Estudantes da Linha: Alexandre Morais Cândido.

O papel das propostas e metodologias de ensino no processo de aquisição e/ou aprendizagem de Língua Estrangeira e Segunda Língua

  • Refletir sobre o papel das diferentes propostas e metodologias de ensino no processo de aquisição e/ou aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE) e Segundas Línguas (L2).

Pesquisadores da Linha: Eduardo Dias da Silva, Fernanda Franco Tiraboschi, Heliandro Rosa de Jesus, Miriam Cristiany Garcia Rosa, Sandra Pérez Requena e Sara Guiliana Gonzales Belaonia.

Reflexões sobre o ensino de gramática de Língua Materna

  • Refletir sobre o ensino da gramática de língua materna no ensino básico e superior.

Pesquisadores da Linha: Helda Núbia Rosa.