Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq
O Forproll – Formação de Professores em Línguas e Literatura – surge como uma proposta para abertura de discussões no campo do Ensino de Línguas e Literaturas. Os objetivos do Grupo de Pesquisa fundamentam-se em observar, refletir, analisar e discutir a recepção e atuação de atuais e futuros professores de Língua Materna (LM) e Língua Estrangeira (LE) com relação às propostas de ensino atuais que visam a maior participação e autonomia do aluno. Não obstante, contribuir com novas propostas interdisciplinares que auxiliem o processo ensino-aprendizagem.
Linhas de Pesquisa e Especificações
(1) Estudos em Língua Portuguesa e Literaturas de países de Língua Portuguesa
– Objetiva-se conceber estudos acerca das manifestações, metodologias, didáticas e práticas docentes no que se refere à Língua Portuguesa e Literaturas de países de Língua Portuguesa. Ainda, busca-se refletir sobre o papel das diferentes propostas e metodologias de ensino no processo de aprendizagem em Língua Materna e Português como Língua Estrangeira (PLE).
(2) Estudos em Língua Estrangeira e Literaturas em Língua Estrangeira
– Objetiva-se conceber estudos acerca das manifestações, metodologias, didáticas e práticas docentes no que se refere às línguas estrangeiras e respectivas literaturas. Ainda, busca-se refletir sobre o papel das diferentes propostas e metodologias de ensino no processo de aquisição e/ou aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE), Segundas Línguas (L2) e Língua Adicional (LA).
(3) Formação inicial e continuada de professores de Línguas
– Propõe-se investigar acerca da formação inicial e continuada de professores de línguas materna, estrangeira, segunda e adicional.
(4) Linguagens e suas manifestações socioculturais
– Objetiva-se refletir e discutir sobre os aspectos que envolvam a cultura e linguagens nas diferentes formas de representação, incluindo sua apropriação nos meios educacionais.
(5) Reflexões sobre Leitura e Letramentos
– Tem-se como propósito problematizar as discussões acerca de Leitura e dos Letramentos, considerando a formação do sujeito e suas relações com o meio.