Problematização inicial sobre o ensino de língua portuguesa

  • por

O ensino de língua portuguesa no Brasil encontra uma problemática que precisa entrar nas faculdades de letras: o ensino de língua de portuguesa. O que parece óbvio – e é – tornou-se um grande problema: o diálogo entre os profissionais de letras que estão em formação – bem como aqueles que formam os profissionais de letras – com os processos de ensino de línguas, tanto didática quanto metodologicamente.

Ocorre, nesse sentido, que o ensino de língua de língua portuguesa tem sido pensado por linguistas e não por professores de línguas, principalmente, por professores de línguas na/da educação básica. Teorias e conteúdos são imensamente importantes – na verdade, inerentes ao profissional de letras – mas, nos cursos de formação, é preciso levar em consideração a aplicação de tantas teorias que se estuda (ou que se deveriam estudar).

Não se basta formar teóricos e críticos nas áreas de licenciatura, mas também formar professores no que diz respeito aos demais fatores que envolvem a educação básica e o processo de escolarização. É preciso acabar com a ideia de que só se aprende dar aula dando aula. Se tal premissa fosse verdade, não seria precisaríamos de curso superior.

A questão fundamental é que os conceitos e teorias ensinados nos cursos de licenciatura que envolvem o ensino de língua não bastam por si só, pois o professor que vai para a sala de aula precisa compreender a utilização de tais pressupostos e não apenas sua existência. Não se trata, portanto, de desconsiderar o que é feito, mas de se pensar em licenciaturas que também promovam ensino ou a pesquisa pelo ensino.

Autor: Renato de Oliveira Dering
Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Professor adjunto no Centro Universitário de Goiás – UNIGOIÁS, onde coordena o Projeto de Iniciação Científica (PIC) “Estudos decoloniais da linguagem, educação e do direito: letramentos e práticas interculturais”. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7891833942208165 E-mail: renatodering@hotmail.com. Orcid: 0000-0002-0776-3436